sexta-feira, 8 de maio de 2009

Just dance... Lady Gaga

Orquideas



Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes.
Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, excepto na Antárctida predominando nas áreas tropicais.
Maioritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raizes.
Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, principalmente pela dispersão das sementes mas em cultivo pela divisão de touceiras, semeadura in-vitro ou meristemagem.

A família Orchidaceae divide-se em cinco subfamílias:

Apostasioideae Reichenbach
Plantas com pólen pastoso ou farinhoso, que geralmente não formam polínias, com duas ou três anteras férteis linear-lanceoladas, folhas de bases embainhadas, estaminóide alongado e labelo similar às pétalas. São 2 géneros e 16 espécies do Sudeste asiático;

Cypripedioideae Lindley
Plantas com pólen pastoso ou farinhoso, que geralmente não formam polínias, com duas anteras férteis oblongas ou ovais, folhas de bases embainhadas, estaminóde em formato de escudo e labelo geralmente saquiforme. São 5 géneros e 170 espécies das regiões temperadas do mundo, poucas na América central;
Vanilloideae Szlachetko
Plantas com pólen pastoso ou farinhoso, que geralmente não formam polínias, com uma antera fértil incumbente e folhas sem bases embainhadas. São 15 géneros e 250 espécies na faixa tropical e subtropical húmida do globo, e leste dos Estados unidos da América;

Orchidoideae Lindley
Plantas com pólen coeso formando polínias, uma antera fértil erecta ou tombada para trás e folhas enroladas claramente plissadas, raízes frequentemente carnosas. São 208 géneros e 3630 espécies distribuídas em todo mundo, excepto nos desertos mais secos, no círculo Árctico e na Antártida;

Epidendroideae Lindley
Plantas com pólen coeso formando polínias, com antera incumbente, ou tombada para trás mas então com folhas claramente plissadas e raízes raramente carnosas. Formada por mais de 500 géneros e cerca de 20.000 espécies distribuídas sobre as mesmas regiões de Orchidoideae, embora existam algumas espécies subterrâneas no deserto australiano.

Curiosidades:
Apesar de sua grande variedade, poucas orquídeas são cultivadas pela sua utilidade. Além da já citada vanilla, para produção de baunilha, algumas espécies são localmente utilizadas para produção de aromatizantes de chá.
Na Turquia usam-se os tuberculos da Anacamptis morio para preparação de um sorvete conhecido como salep.
No século XIX pseudobulbos de
Cyrtopodium eram utilizados como adesivos domésticos no Brasil.