quinta-feira, 16 de abril de 2009

Os segredos do chocolate




O chocolate é um alimento muito popular no mundo inteiro e muito se tem discutido acerca das suas propriedades.

Muitos afirmam que o chocolate não traz benefício nenhum, pois além de ser muito rico em gorduras e açúcares simples, também possui alcalóides, teobromina e cafeína, substância presente no café e chá preto, que causa irritabilidade e aceleração no metabolismo. Mas por este mesmo motivo, o chocolate foi muito utilizado durante guerras para os soldados não perderem a temperatura corporal durante a noite e dias muito frios.

O chocolate também é uma excelente fonte alimentar de magnésio, um nutriente essencial para a saúde de ossos e dentes, e para a função normal do sistema nervoso, muscular e imunológico.

O chocolate contém um tipo especial de gordura, o ácido esteárico que, ao contrário da maioria das gorduras saturadas, não eleva o colesterol.

São ainda encontradas no chocolate poderosos anti oxidantes que previnem o envelhecimento natural e ajuda no tratamento e prevenção do aparecimento de várias doenças. Alguns destes benefícios são atingidos com uma pequena quantidade de chocolate.

O grande problema é que pelas suas propriedades viciantes, o chocolate é habitualmente consumido em quantidades muito superiores às recomendadas. Nesta situação, promove um excesso calórico que é armazenado sob a forma de gordura, a qual constitui uma grande dificuldade para os nutricionistas.

Apesar de não ter efeitos prejudiciais no que respeita ao colesterol, o chocolate possui grandes quantidades de gorduras saturadas, inimigas do sistema cardiovascular, que propenciam o aparecimento de arterosclerose e outros problemas circulatórios.

Portanto não deixe de comer chocolate, apenas modere os seus hábitos alimentares.
E...seja muito feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário